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Consumo: como as mulheres consomem nas redes sociais e como podem fazer isso de forma mais consciente

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As redes sociais são uma fonte de informação, entretenimento e inspiração para muitas mulheres. Frequentemente, elas usam essas plataformas para se conectar com outras pessoas, expressar suas opiniões, buscar novidades e, claro, comprar produtos e serviços. Mas como o consumo das mulheres nas redes sociais e como podem fazer isso de forma mais consciente?

O perfil da consumidora digital

Segundo uma pesquisa da Influester, as mulheres são mais ativas do que os homens nas redes sociais e tendem a interagir mais com conteúdos que sejam agradáveis para elas. Elas também são mais propensas a compartilhar publicações de marcas em seus próprios perfis quando há a identificação com o conteúdo.

As mulheres da geração X (nascidas entre 1965 e 1980), por exemplo, são as que mais se interessam por conteúdos sobre empreendedorismo, maternidade real, educação e empoderamento. Por outro lado, as mulheres da geração Y (nascidas entre 1981 e 1996) e da geração Z (nascidas a partir de 1997) buscam por conteúdos sobre autoaceitação, transição capilar, igualdade de gênero e prazer feminino.

As principais redes sociais onde as mulheres procuram por conteúdos são Instagram, Pinterest e Facebook. Nesses canais, elas se sentem atraídas por imagens bonitas, vídeos divertidos, histórias emocionantes e dicas úteis. Da mesma forma, elas também valorizam a autenticidade, a transparência e a proximidade das marcas e dos influenciadores digitais.

Os desafios do consumo consciente

Apesar de terem acesso a muita informação e opinião nas redes sociais, as mulheres ainda enfrentam alguns desafios para consumir de forma consciente. Por exemplo, um deles é o excesso de estímulos e ofertas que podem gerar ansiedade, frustração e compulsão. Outro é a falta de critérios para avaliar a qualidade, a procedência e o impacto dos produtos e serviços que adquirem.

Portanto, para consumir de forma mais consciente nas redes sociais, as mulheres podem adotar algumas atitudes simples, mas eficazes. Veja algumas dicas:

  • Antes de comprar algo, reflita se você realmente precisa, se combina com o seu estilo de vida e se cabe no seu orçamento.
  • Pesquise sobre a reputação da marca ou do vendedor, verifique os comentários de outros clientes e compare os preços em diferentes plataformas.
  • Prefira produtos e serviços que sejam sustentáveis, éticos e sociais. Verifique se eles têm selos ou certificações que comprovem esses atributos.
  • Evite compras por impulso ou por influência alheia. Não se deixe levar pelas promoções, pelos gatilhos mentais ou pelas pressões sociais.
  • Aproveite as redes sociais para se informar, se educar e se empoderar sobre o consumo consciente. Siga perfis que abordem esse tema, participe de grupos e comunidades que compartilhem experiências e dicas.

O futuro do consumo feminino nas redes sociais

Não é novidade que as mulheres são as protagonistas da revolução das redes sociais. ainda mais porque elas têm o poder de decidir ou influenciar sobre quase tudo o que consomem. Por isso, elas também têm o poder de transformar o mercado e a sociedade com suas escolhas.

O futuro do consumo feminino nas redes sociais é mais consciente, mais crítico e mais criativo. Uma vez que elas estão buscando por produtos e serviços que reflitam seus valores, suas necessidades e seus desejos. Ou seja, as mulheres estão buscando por marcas e influenciadores que dialoguem com elas de forma honesta, respeitosa e relevante.

Por isso que as redes sociais tem se tornado uma ferramenta poderosa para as mulheres se expressarem, se conectarem e se realizarem. Mas elas também são uma responsabilidade. Por isso, é importante usar essas plataformas com sabedoria, equilíbrio e propósito.

Andreia Melo

Andreia Melo

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