logo-vida-e-mulher-colorida

Outubro Rosa: o que é, como surgiu e por que é importante

Junte-se aos mais de 2,5 mil mulheres

Inscreva-se em nossa newletter

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. O laço rosa é um símbolo da campanha, que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre os riscos da doença. Assim como a necessidade de exames regulares para detectar a doença o mais cedo possível.

Outubro Rosa, seu símbolo e significado

A origem do Outubro Rosa data do início dos anos 1990, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O movimento teve início em um evento chamado de Corrida pela Cura, no qual a Fundação Susan G. Komen for the Cure deu aos participantes um lacinho cor-de-rosa, que se tornou o símbolo do mês de conscientização. Desde então, o Outubro Rosa se espalhou pelo mundo. E diversos monumentos e prédios públicos são iluminados com a cor rosa durante o mês de outubro, como forma de chamar a atenção para a causa.

Como prevenir e diagnosticar o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No entanto, no Brasil, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e também o que mais causa mortes. Segundo estimativas, em 2023, ocorrerão 73.610 casos novos de câncer de mama no país, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sintomas do câncer de mama são:

  • Presença de nódulo ou caroço que não dói;
  • Mudança na cor do mamilo;
  • Saída de líquido pelo mamilo;
  • Inchaço ou alteração no tamanho de uma das mamas;
  • Aparecimento de ínguas na axila;
  • Formação de crostas ou feridas na pele junto ao mamilo;
  • Alteração na cor ou forma da aréola;
  • Aparecimento de veias na mama que aumentam de tamanho;
  • Coceira na mama ou no mamilo;
  • Presença de um sulco na mama;
  • Mudança nas características da pele da mama, como cor mais avermelhada ou pele mais dura.

A importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Por isso, é recomendado que as mulheres realizem o autoexame das mamas mensalmente, e procurem um médico caso notem alguma alteração. Além disso, é importante fazer a mamografia periodicamente, de acordo com a orientação médica, pois esse exame pode detectar lesões muito pequenas que não são palpáveis. Logo, a mamografia é o principal método de rastreamento do câncer de mama, e pode reduzir em até 35% o risco de morte pela doença.

O Outubro Rosa é, portanto, uma campanha de grande importância para a sociedade brasileira, pois visa a informar, educar e sensibilizar as mulheres e toda a população sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Dessa forma, o objetivo é que as mulheres se cuidem, se conheçam e se protejam, buscando sempre a qualidade de vida e a saúde.

Andreia Melo

Andreia Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos Online

Posts Relacionados