Fundo antirracista capacita advogados e oferece assistência jurídica

Junte-se aos mais de 2,5 mil mulheres

Inscreva-se em nossa newletter

Você sabe o que é o fundo antirracista? É um projeto que visa promover o acesso à justiça e combater o racismo no Brasil. E você sabia que ele foi inspirado por uma mulher escravizada que foi reconhecida como a primeira advogada do Brasil? Essa mulher se chamava Esperança Garcia e ela denunciou os abusos que sofria por meio de uma carta ao governador da província de São José do Piauí, em 1770.

Quem foi Esperança Garcia?

Esperança Garcia nasceu no século XVIII em uma fazenda no Piauí. A princípio, segundo relato de pesquisadores, ela aprendeu a ler e a escrever com os padres jesuítas. Ela se casou e teve vários filhos. Entretanto, aos 19 anos ela foi separada de sua família e levada para outra fazenda, onde sofreu maus tratos e abusos de seu senhor.

Porém, ela não se conformou com essa situação e decidiu escrever uma carta ao governador da província, pedindo que ele intercedesse por ela e por seus filhos. Como também denunciou as condições desumanas em que viviam os escravizados na fazenda.

A carta de Esperança Garcia é considerada uma das primeiras petições jurídicas feitas no Brasil. Porque, ela demonstra a inteligência, a coragem e a resistência de uma mulher que lutou pelos seus direitos e pela sua liberdade..

Inspirada por essa história de coragem e resistência, a advogada Juliana Souza (@julianasouzaoris), fundadora do Instituto Desvelando Oris, decidiu criar o Fundo Esperança Garcia, um projeto que tem como objetivo promover o acesso à justiça e combater o racismo no país.

Fundo antirracista Esperança Garcia

Primeiramente, o Fundo Esperança Garcia busca alcançar três objetivos principais: primeiro, capacitar pessoas para exercer a advocacia antirracista. Como também, oferece assistência jurídica gratuita para vítimas de crimes raciais e correlatos. Além disso, busca orientar as pessoas sobre seus direitos envolvendo discriminação.

O Secretariado Técnico de Pinheiro Neto Advogados e o TozziniFreire Advogados apoiam o projeto e planejam lançá-lo oficialmente em agosto deste ano. Portanto, se você quer saber mais sobre essa iniciativa incrível, siga o perfil do Instituto Desvelando Oris e fique por dentro das novidades.

Andreia Melo

Andreia Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *